Como identificar um carro maquiado e evitar uma roubada

Compartilhe:
Veículos maquiados são aqueles cujo vendedor dá aquele “trato na lataria” ou a velha “guaribada” pra disfarçar danos como, arranhões e manchas de sol para ganhar mais com a venda.
06
Nov

Car photo created by freepik


Comprar um carro usado costuma ser bem vantajoso pelo preço. Mas para que esta vantagem não se torne um arrependimento, é preciso tomar algumas precauções. Vai que você compra um gato por lebre? Ou bem pior, um maquiado!

Veículos maquiados são aqueles cujo vendedor dá aquele “trato na lataria” ou a velha “guaribada” pra disfarçar danos como, arranhões, manchas de sol, sachês de perfume (cheirinho), entre outros métodos nada idôneos, para ganhar mais com a venda.

O maquiado pode ser tanto um carro sem um bom estado de conservação que passou por esse tipo de camuflagem, ou mesmo um carro roubado. Para não cair numa cilada dessas, fique atento às nossas dicas!

Se você já acompanha o Leiloados há algum tempo, já sabe que comprar um carro usado é bem mais tranquilo do que dizem às más línguas, não é? Se é novo por aqui, vale a pena dar uma passada por nossos outros artigos. Tem muitos outros conteúdos que também vão te ajudar a perceber o perigo antes de fechar negócio.

Bom, de início, na hora de olhar o usado que você está querendo comprar, é bom manter em mente pelo menos dois velhos ditados: “quem vê cara não vê coração”, ou seja, lataria brilhante não comprova bom desempenho; e “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”. Falando assim, pode até parecer engraçado, mas na prática pode ser dramático. Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Compre de um vendedor confiável


Um vendedor ou concessionária idônea são fundamentais nesse momento. Principalmente se estes apresentarem a documentação completa e o laudo de inspeção técnica do veículo.

Porém, sabemos que o tal do “jeitinho brasileiro” é uma cultura (negativa) bastante usada no Brasil. Então, mesmo que você confie, não custa nada especular um pouco mais e observar com cuidado os detalhes para se precaver.

O consumidor final tem direito a checar a documentação e laudo


Veículos em geral colocados à venda, precisam passar por uma inspeção técnica para tal. A inspeção também detecta a maquiagem do veículo, caso exista. O antigo dono deve entregar o laudo à concessionária ou ao revendedor, que irá também verificar se o carro já sofreu multas ou passou por alguma outra irregularidade.

Para isso, o comprador é respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e tem direito a acessar toda essa papelada.

Verifique às duas extremidades do veículo


Observe cuidadosamente se não há rachaduras, e/ou pequenas falhas na pintura, como remendos. Caso observe que há rachaduras no para-choque, pode ser sinal de que o carro tenha sofrido colisão no passado.

Pode passar mão mesmo na lataria e outras partes externas e superficiais para sentir se há relevos/saliências ou afundamentos onde não deveria ter. O que em caso positivo, pode indicar reparos anteriores.

Da mesma forma, avalie também os para-brisas, os vidros e às borrachas de todas as janelas. Anote tudo.

Leve um amigo que entenda de carros


Caso você considere que não tenha toda essa habilidade para observar os detalhes, convide um amigo que você sabe que entende do assunto. Se for um amigo mecânico, ainda melhor!

Comprar de um vendedor idôneo


Seja este um conhecido ou não, é imprescindível que o interessado na compra acompanhe o dono no momento da inspeção. Nesse caso, a transação é regida pelo Código Civil e não pelo CDC. Pode ser que o proprietário não aceite que você compareça à inspeção técnica. Nesse caso é bom ficar com os dois pés atrás, pois há grandes chances de haver alguma irregularidade que ele queira esconder de você, simplesmente para não perder a venda.

E aí? Vai arriscar? Achamos melhor não. Por essas e outras que o melhor conselho que podemos lhe dar é, invista seu tempo e dinheiro buscando e avaliando seu novo carro num site idôneo, transparente e confiável como o Leiloados!

Transparência gera bons negócios!

Pra quê perder tempo com inúmeras visitas? Nós temos o melhor para você!



Compartilhe: